Colaboradores de São Paulo - Capital

Álvaro Elesbão

          Sobre

         Álvaro Rocha Elesbão tem 34 anos e atualmente presta serviços junto à Associação Reciclázaro, no eixo de gestão administrativa no Projeto Gestão de Cooperativas,  patrocinado pela Novelis.  

           Atuou como coordenador, freelancer, educador e como consultor por 12 anos, com atividades de educação ambiental e conservação da natureza por meio de palestras, planos de ação nacional e atividades ambientais voltadas à conservação da natureza através do ensino não formal ou junto a populações e comunidades tradicionais.

          Desde então, realiza trabalhos com cooperativas de reciclagem, como a Associação Nacional dos Catadores, à PRAGMA e a ONG Doe Seu Lixo em projeto com parceria com o Instituto Coca Cola Brasil.  

           Formação

 

  • Formado em Ciências Biológicas, pela Universidade Paulista (UNIP); 

  • Especializado em sistemas de gestão ambiental, qualidade, segurança e responsabilidade social (Normas ISO 14001:2015; ISO 9001:2015; OHSAS 18001:2007 e SA 8000:2014) pela SGS Academy. 

         Sobre: 

     Amanda Lima Ferreira Barbalho tem 27 anos e atua em projetos e programas socioambientais em comunidades e grupos de vulnerabilidades educacionais, como a Associação Reciclázaro. Atualmente, faz parte do eixo de gestão administrativa no Projeto Gestão de Cooperativas juntamente ao Álvaro,  patrocinado pela Novelis.  

         Participa de programas educacionais pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente e pela Prefeitura de São Paulo. Em redes privadas, atua em processos de auditoria (qualidade, segurança do trabalho, meio ambiente e processos), gestão de resíduos e áreas contaminadas são sua área de atuação principal. 

 

          Formação:

 

  • Formada em Engenharia Ambiental, pela Universidade Cidade de São Paulo (USP);

  • Pós-graduada em Engenheira de Segurança do Trabalho, pela Universidade Cidade de São Paulo também;

  • Técnica em Administração, pela Escola Técnica da Zona Leste (ETEC);

  • Especializada em Auditoria Interna em Sistema de Gestão de Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional, Qualidade e Responsabilidade Social, pelo Senac de São Paulo.

Amanda Barbalho

Ângela Martins

           Sobre: 

       Ângela Samira Viana Martins tem 28 anos e há 6 anos pratica trabalhos dentro do Projeto Gestão de Cooperativas, realizado pela Associação Reciclázaro e patrocinado pela Novelis.. Desde 2017 atua como coordenadora de campo auxiliando os técnicos em seus determinados eixos de atuação.

      Participa também de trabalhos voltados à elaboração de planos gestão de resíduos e  saneamento básico para fins municipais. Além disso, realiza consultoria ambiental para cooperativas de reciclagem, terceiro setor e empresas privadas. 

 

          Formação:

 

  • Formada em Gestão, pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid); 

  • Formada em Engenharia Ambiental pela Unicid também.

  • Cursou Gerenciamento dos Diversos Tipos de Resíduos: Domiciliares, da Saúde, da Construção Civil, Industriais, dos Transportes e da Agroindústria , pela UMAPAZ.

          Sobre: 

    Michele Almeida tem 39 anos e atua desde 1990 com cooperativas de reciclagem. A principal atividade é focada em Educação Ambiental, nessa perspectiva foi prestadora de serviços para a Consultoria Visões da Terra. Em seguida iniciou na Cooperativa Avemare, de Santana de Parnaíba. 

        Realizou trabalhos no eixo de Segurança do Trabalho para a Giral Viveiro de Projetos e está atuando como prestadora de serviços para a Associação Reciclázaro no Projeto Gestão de Cooperativas, com patrocínio da empresa Novelis.

 

          Formação:

 

  • Formada em Gestão Ambiental pela Universidade Mogi das Cruzes (UMC); 

  • Técnica em Segurança do Trabalho pela Escola Técnica Estadual de São Paulo (Etesp);

  • Cursou Gestão de Resíduos Sólidos, promovido pela UMAPAZ;                                      

  • Cursou ISO 9001, promovido pela E-Gest;

  • Formada em Gestão de Sistemas de Coleta Seletiva Solidária, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Michele Almeida

Diego Blum

       Sobre:

    Diego M. Blum da Silva tem 32 anos e é gestor ambiental, dentro dessa área, acumulou diversas vivências na área da Permacultura.

       Atua com implantação, manejo e consultoria para estabelecimento de hortas, agroflorestas e jardins agroecológicos em espaços residenciais, corporativos, comunitários, escolares e rurais, além de desenvolver projetos socioambientais junto a públicos diversificados. 

   Atualmente, faz parte da Associação Reciclázaro, no eixo de consciência alimentar inserido no Projeto Gestão de Cooperativas,  patrocinado pela Novelis

        Formação:

  • Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP);

  • Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

        Sobre: 

      Fernando Richard Lima Perez Júnior tem 36 anos atua como gestor de informações PNRS em Curitiba e região, para o programa Ecogesto (ABRABE). Atualmente,  faz parte do Projeto Gestão de Cooperativas no eixo de Diálogos com Cooperativas, realizado pela Associação Reciclázaro e patrocinado pela Novelis.  

         Participou da criação do georreferenciamento dos centros de triagens do município e o perfil social dos coletores, Engenharia Ambiental em Montevidéu. Atuou como consultor de campo para a empresa Tetra Pak e atuou Instituto Coca-Cola Brasil para o projeto Coletivo Jovem (Curitiba/Porto Alegre/Santa Maria RS), com a mobilização e articulação de comunidades, ONGs, educadores  e alunos, e com o projeto Coletivo Reciclagem, como responsável local pelo desenvolvimento e profissionalização das cooperativas. 

        Formação:

  • Bacharel em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP);

  • Mestrando no programa de Ciência e Tecnologia Ambiental, pela Universidade Tecnológica Federal de Curitiba.

Fernando Júnior

Heverthon da Rocha

        Sobre: 

       Heverthon Jeronimo da Rocha, tem 43 anos, jornalista de profissão e vem atuando na gestão de projetos sociais com catadores de materiais recicláveis, desde 2008. Atualmente,  faz parte do Projeto Gestão de Cooperativas no eixo de Diálogos com Cooperativas, realizado pela Associação Reciclázaro e patrocinado pela Novelis.  

      Seu foco sempre foi a gestão de resíduos, aplicada a coleta seletiva e educação ambiental. Nesta linha de trabalho com resíduos sólidos, foi gerente do Meio Ambiente da cidade de Natal. Dentre outros trabalhos, foi coordenador de Limpeza e Resíduos Sólidos durante a Copa de 2014; gerente de limpeza e da gestão de resíduos do Parque Radical de Deodoro, durante os Jogos Olímpicos do Rio de 2016. Desde então, vem contribuindo a estruturação e/ou fortalecimento de empreendimentos de catadores em algumas cidades e catadores em situação de lixão e de rua.

 

        Formação:

  • Graduado em Gestão Ambiental, pela Universidade Potiguar (UnP);

  • Graduado em Comunicação Social/Jornalismo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

  • Pós-graduado em Educação Ambiental, pelo Senac-PB;

  • Pós-graduando em Direito Ambiental, pela Universidade Potiguar (UnP);

        Sobre:

       Beatriz Torrecilia Mendes tem 21 anos e possui experiência como comunicadora digital em ONGs e instituições privadas, realizando o trabalho de divulgação e comunicação.

    Desde 2017, realiza trabalhos voluntários para instituições do Terceiro Setor e privadas. Atualmente, integra a equipe de  comunicação da Associação Reciclázaro, atuando como estagiária de mídias sociais e divulgação do Projeto Gestão de Cooperativas, patrocinado pela Novelis.

        Formação:

  • Estudante do 6º semestre de Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP);

  • Formada em Inglês Profissionalizante, Gestão Empresarial e Informática pela escola Enjoy;

Beatriz Mendes

Copyright © Associação Reciclázaro, Todos os Direitos Reservados